Em a Corunha, uma mensagem simpática para os ladrões

Na Espanha — onde a violência que mais preocupa é a machista e assalto à mão armada é praticamente ficção, o que ainda, vez por outra, escuta-se falar são os pequenos furtos do dia a dia: discretos, oportunistas e, às vezes, até previsíveis, sobretudo em lugares turísticos.

Com tanta paz, há tempo para lidar com com as subtrações com bom humor. Foi o caso de uma loja em A Corunha, no norte do país, que decidiu deixar um recado direto, porém educado, na porta. O alvo? Ladrões. O tom? Uma mistura de ironia, sinceridade e diplomacia.

“Por favor, não entrem para roubar. Temos alarme e acioná-lo incomoda os vizinhos. Além disso, não temos dinheiro. Não percam tempo. Obrigado e desculpem o transtorno.”

loja deixa recado educado para ladroes

Sim. O bilhete é real. E virou sensação nas redes sociais.

Publicado por um usuário no X (antigo Twitter), o cartaz conquistou curtidas, comentários e gargalhadas. Muita gente lembrou dos clássicos bilhetes em carros em Madri nos anos 90: “Não tem som, nem estepe. Só boleto.”

No fim das contas, a lojinha ganhou visibilidade, carinho do público e nos ensinou uma lição: quando a vida te dá ladrões… responde com criatividade e um bom cartaz