O impressionante mapa da Bielorrússia ilhada depois de deter um jornalista

Os líderes da União Europeia reunidos ontem à noite no Conselho Europeu em Bruxelas ordenaram o fechamento do tráfego aéreo da zona de 27 países para a Bielorússia. Era uma reação à controvertida prisão do jornalista da oposição Roman Protasevich por parte do governo do país. As consequências não tardaram a chegar. O Presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, publicou no seu Twitter uma imagem do mapa do tráfego aéreo no continente que mostra como, numa zona repleto de voos, se abre um espaço sobre a Bielorrússia.

A reação veio depois de, no domingo passado, o governo bielorrusso ordenou que um voo da Ryanair entre Atenas, na Grécia, e Vilnius, na Lituânia, fosse desviado para aterrissar em Minsk, a capital do país onde uma ditadura feroz reprime a imprensa e as liberdades individuais. O motivo mencionado foi uma ameaça de bomba, mas na realidade o que as autoridades queriam era prender Protasevich, que viajava no voo com 170 outros passageiros.

Na cúpula cara a cara em Bruxelas, os chefes de Estado e de governo da UE exigiram ainda “libertação imediata” do jornalista e proibiram as companhias aéreas bielorrussas – incluindo a estatal Belavia – de voar sobre o espaço aéreo da UE. Eles também pediram às empresas da UE que “evitem” voar sobre a Bielo-Rússia. Seguramente uma história com muitos mais capítulos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *