Arte Andante: metáforas

 

 

 

croqui_congresso_niemayer_1958

Uma boa definição do assunto deste blog: “Viajar é fuga e busca em igual medida”.

Mas o que a frase tem a ver com o rascunho, de Oscar Niemeyer desenhado há 60 anos, que ilustra o post?

A abstração é simples, pensando no aconteceu ontem na votação para a abertura do impeachment contra a presidente Dilma Roussef.

A Câmara (cúpula convexa da gravura), ontem fugiu descaradamente da democracia. Resta sonhar que o Senado (côncavo, introspectivo e sábio), reencontre-a.

Andemos. Torcemos.

Você sabia?
Congresso Nacional brasileiro

Poeticamente, as cúpulas que compõem a marca registrada do edifício do Congresso não estão posicionadas de tal forma por acaso. O Senado, que encontra-se abaixo da cúpula côncava (virada para baixo, esquerda), pretende transmitir e prevalecer a reflexão, a ponderação, o equilíbrio e o peso da experiência (já que o mandato dos senadores é de 8 anos) àqueles que o seu interior ocupar; também pode representar a mais alta “cúpula” do país, sendo aquela que irá validar as regras e leis da nação. Já a cúpula convexa (virada para cima, direita), localizada acima da Câmara dos Deputados, é maior e mais aberta; seu vértice vasto está aberto a todas as ideias e ideologias, tendências, anseios e opiniões que compõem o povo brasileiro, representados no interior do edifício pelos deputados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *