5 novidades culturais no verão europeu

 

Lolapalooza, festival de música dos EUA: a versão berlinense é um dis festivais mais aguardados do verão europeu
Lolapalooza, festival de música dos EUA que faz muito sucesso em sua versão berlinense

Quando desbravar a Europa? Absolutamente a qualquer tempo, é claro. Frio, calor, ventania, folhas caindo, flores brotando: nunca faltará charme, cenários alucinantes, gente maravilhosa no caminho e todos os outros ingredientes para que as memórias se apaguem do hd de quem passa por esse pedaço de terra.

Eu sempre prefiro viajar no verão, seja qual for o destino, e mais ainda para a Europa, por dois simples motivo: 1- é quando as pessoas estão — ou demonstram estar — mais felizes, rueiros e sociáveis. E uma das melhores coisas de uma viagem são as pessoas no caminho, certo? 2- gente para lá e para cá é igual a eventos “get together” de todos os estilos. Principalmente de cultura, sinônimo do continente.

Nessa época acontecem milhares de festas, de gigantescas à intimistas. Exposições abrem as portas, peças estréiam, shows inesperedados acontecem. É grande o burburilho. A seguir, cinco sugestões para você curtir algumas das novidades do ano caso esteja por aqui na estação para a qual todos fazem contagem regressiva para chegar.

 

1. A Cidade do Vinho, Bordeaux, França

Cite-du-Vin-Credit-Arnaud-Bertrande_format_1600x900

No começo de junho deste ano, foi inaugurada em Bourdeaux, na França, La Cité du Vin (a Cidade do Vinho), um museu interativo dedicado ao vinho e a sua cultura. O edifício, uma estrutura ondulada e dourada do super premiado estúdio de arquitetos XTU, é parte da intensa remodelação urbana pela qual está passando a cidade do noroeste francês. O resultado prático é, entre outros, que Bordeaux já é o segundo destino turístico da França, atrás apenas da Paris.

dica: El País

2. Berlim, diversão ao ar livre

Gendarmenmarkt sunday morning
Gendarmenmarkt de Berlim

Berlim é a capital européia mais inventiva do momento, e pouca gente discorda. Os espetáculos ao ar livre são uma mostra pujante da força cultural da cidade — muitos deles acontecem ao livre por falta de espaço, inclusive. Do já passado Bergmannstrassen, no bairro de Kreuzberg (de 24 a 26 de junho), aos shows gratuitos em Gendarmenmarkt (de 21 a 25 de julho); passando pelo festival indie Lollapalooza em Treptower Park (10 e 11 de setembro), será impossível cruzar as calçadas berlinenses sem se dar conta do som, da luz e do suor que se espalham pela cidade.

dica: El País

3. San Petersburgo: noites brancas, velas vermelhas

Todo ano, durante o Festival das Noite Brancas (até 2 de agosto), muitos compositores russos retornam ao local onde estraram suas obras: o teatro Mariinsky de São Petersburgo. Na temporada deste ano se apresentam, entre outras, as óperas Sansão e Dalia, de Saint-Saens, e Cosacos, de Leonid Klinichev. Para anotar para o futuro, o encontro de velas vermelhas — em 2016 nas noites dos dias 18 e 19 de junho — durante o festival de Velas Escalartes.

dica: El País

4. 60 anos da Eurovisión em Estocolmo

 

ABBA-events-6
Fachada do museu Abba, em Estolcomo

O museu Abba de Estocolmo acaba de inaugurar Good evening, Europe! (Boa noite, Europa!) uma exposição sobre os 60 anos do festival de música Eurovisión, suas curiosidades e intérpretes. Nela, os nostálgicos poderão bailar com Waterloo, tema do quarteto sueco Abba, ao qual está dedicado o museu, triunfante no festival de 1974. A exposição vai até o final do ano

dica: El País

5. Bienal de Arquitetura de Veneza, Itália

 

domus-15-biennale-architettura_copy_0(pp_w875_h519)
Anúncio da Bienal de Arquitetura de Veneza, 2106

A história de Veneza com a arte é uma boa expressão do sentimento de paixão, tão italiano. No final de maio, pela décima quinta vez, a cidade considerada por muitos a mais bonita do mundo pôs à mostra o talendica: El Paísto de alguns dos mais cobiçados arquitetos do planeta. Com o título Reporting from the front (Apresentando desde frente), a Bienal de Arquitetura de Veneza deseja mostrar o protagonismo dos arquitetos na luta em melhorar as condições de vida do mundo. A chance de ver o resultado vai até 27 de novembro.

dica: El País

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *