Guia de cias aéreas que permitem paradas no meio do caminho

Monitor em vôo da TAM mostra a rota São Paulo / Buenos Aires
Monitor em vôo da TAM mostra a rota São Paulo  Buenos Aires

Visitar uma cidade intermediária entre a de origem e da destino de um voo, por no mínimo um dia, pode ser uma ótima pedida para as férias de um viajante curioso. Essa possilidade se chama stopover, serviço sobre o qual explicamos aqui e contamos sobre como utlizá-lo na prática aqui.

A parada intermediária é uma opção muito comum entre as empresas asiáticas, que oferecerem rotas, em grande medida, conectando passageiros entre continentes, com escalas em seus aeroportos-sede (em aviação chamados hubs). Assim mesmo, há ótimas oportunidades para conhecer destinos muito procurados, ou mesmo impensáveis para a maioria dos viajantes, utilizando o serviço.

As aéreas brasileiras geralmente não ofereciam o serviço há até pouco, mas com o surgimento da Latam e o recente compartilhamente de voos entre Azul e TAP e da GOL com a Delta, pode-se dizer que existe a opção em alguns voos, principalmente com parada em Santiago do Chile (Latam),  Lisboa ou no Porto (Azul) ou Atlanta (GOL-Delta).

Nesse post, damos alguns exemplos de empresas que utilizam o hub como estratégia de venda e beneficiam o passageiro, que ao final aproveita dois destinos pelo preço de um.

1- Avianca

Bogotá (foto: Google Imagens)
Bogotá (foto: Google Imagens)

A Avianca é uma empresa colombiana que vem se expandindo ano após ano, principalmente na América Latina. Adquiriu a peruana Taca, aumentou sua operação brasileira, e parece que segue crescendo de maneira sustentável.

Embora a informação sobre a possibilidade de stopover entre seus voos não esteja facilmente acessível, é possível conseguir uma parada em Bogotá, ou em Lima, num voo entre o Brasil e a América do norte ou entre o Brasil e a Europa; assim como é possível fazer uma parada na América do Sul, ou na América Central, antes de chegar ao destino final, caso sua origem seja a Europa. Vale a pena ligar para a cia e tentar adicionar um trecho a sua viagem.

2- Azul/TAP (Lisboa ou Porto)

Lisboa em azulezo (foto: Google Imagens)
Lisboa em azulezo (foto: Google Imagens)

A TAP Portugal, que opera 52 rotas entre o Brasil e a Europa (incluindo o compartilhamento com voos da Azul), presenteia seus passageiros com uma ótima oportunidade para conhecer a pátria-mãe. Os passageiros que saem do Brasil com destino a qualquer cidade do Velho Continente ou da África — a TAP voa para 13 destinos no continente africano –, podem parar por um, dois, ou até três dias em Lisboa — para este blogueiro uma das cidades mais interessantes da Europa –, ou no Porto — a segunda cidade de Portugal, conhecida por seu turbilhão jovem. A parada pode ser na ida ou na volta. Além da parada gratuita, que significa na prática duas viagens pelo preço de uma, os viajantes ainda têm desconto na hospedagem e direito uma atividade gratuita, como city tour, oferrecida pela aérea portuguesa. Curtiu? Dê uma olhada na página do serviço — muito bem produzida — que pode ser todo reservado online. Importante: a opção de parada so será mostrada se, na busca inicial da passagem, o passageiro marcar o campo “stopover”.

3- GOL

Ipanema beach with spectacular mountain called
Ipanema beach with spectacular mountain called

Até meados de 2015, o Smiles (programa de fidelidade da GOL) permitia a emissão de passagens para a Europa com direito a um stopover. Parceira de algumas gigantes aéreas, como Delta e KLM/Air France, é possível que, ao telefone, você consiga aproveitar algum destino extra em compras no site da GOL para voar com as parceiras.

Importante: Voando GOL, nunca finalize uma compra online caso deseje tentar incluir uma parada na sua viagem. Depois da passagem ser emitida, é difícil qualquer alteração gratuita.

4- LATAM

Santiago, sede operacional da Latam, e onde também é possível fazer uma parada entre rotas da cia
Santiago, sede operacional da Latam, e onde também é possível fazer uma parada entre rotas da cia

A companhia formada pela fusão entre e brasileira TAM e a chilena LAN definitivamente não utiliza o stopover como estratégia de vendas. Na página da LATAM, a única informação disponível é que bilhetes emitidos com código KMS permitem uma parada. Assim mesmo, vale a pena ligar para a aérea e perguntar se seu voo dá direito ao serviço.

5-Turkish Airlines (Istambul)

Rio Bósforo divide Istambuil entre Europa e Ásia (foto: Andar Andar 2014)
Rio Bósforo divide Istambuil entre Europa e Ásia (foto: Andar Andar 2014)

Considerada por por seis anos consecutivos a melhor cia aérea européia — e uma das melhores do mundo –, a empresa com base em Istambul — entre a Europa e a Ásia — permite stopover em vários voos, muitas vezes sem custo. Para paradas entre 6h e 24h, a cia oferece um city tour gratuito pela cidade considerada uma das capitais mais bonitas do Velho Continente.

6- Iceland Airlines (Reiquiavique)

Reiquiavique (foto: Google Imagens)
Reiquiavique (foto: Google Imagens)

Conhecer lugares que quase ninguém foi é excitante para muita gente. Reiquiavique, capital da Islândia, um país com população de 300 mil pessoas flutuante da Europa, sem dúvida é um desses lugares. E também, ao que parece, uma terra linda.

A Iceland Airlines, linha aérea mais importante do país europeu mais próximo às Américas, permite que passageiros que cruzam o oceano possam parar até sete dias na capital mais gelada do planeta. A cia tem rotas de várias cidades norte-americanas para outras tantas na Europa. Vale a pena conferir. O stopover pode ser pedido na própria página de maneira muito simples.

 

7- Air China (Pequim)

captura-de-tela-2016-09-28-as-15-19-13

Para turistas com espera de menos de 24h, com pernoite, em Pequim ou em Shangai, a Air China oferece acomodação gratuita, e algo mais valioso: a falta de obrigatoriedade de ter visto de turista para a China — o que é obrigatório em quase todas as situações em que se pisa no país. Veja aqui como funciona.

8- Thai Airways (Bangkok)

Bangkok (foto: Google Imagens)
Bangkok (foto: Google Imagens)

Bangkok é um dos destinos mais visitados da Ásia e mais desejados do mundo. Nos voos entre Europa ou Ásia e Austrália, a empresa oferece parada gratuita na capital mais hedonista do continente asiático. A página da cia mostra a opção facilmente.

9- Japan Airlines (Tóquio ou Osaka)

foto: Tóquio (Google Imagens)
foto: Tóquio (Google Imagens)

Passageiros que voam com a Jal podem fazer uma parada em Tóquio ou Osaka, segundo a cia, mas a informação sobre gratuidade ou não da facilidade, assim como o tempo que o passageiro pode aproveitar a parada não estão claras. Melhor, ao pensar em reservar com a JAL, contatar a empresa por fone e pedir mais detalhes.

10- Emirates (Dubai)

Dubai (foto: Google Imagens)
Dubai (foto: Google Imagens)

Disputando sempre o título de melhor empresa aérea do mundo, a Emirates possibilita que seus passageiros passem um dia em Dubai –uma das cidades mais comentadas do mundo nesses tempo de megalópoles — quase de graça. A partir de cerca de US$ 60 é possível incluir uma noite de hotel, um visto de trânsito e transporte de ida e volta ao aeroporto. Para reservar, é necessário contatar com um agente da empresa por telefone.

 


Widget not in any sidebars

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *