Adeus definitivo à primeira praia de Madri

A música dos anos 80 estava equivocada: Sim, Madri tinha uma praia.

Era a praia artificial localizada às margens do rio Manzanares, construída em 1932. Reportagem do jornal El Español de hoje nos conta que o sonho acabou. O espaço – desconhecido por muitos moradores de Madri – se transformou em um complexo esportivo privado que cairá no esquecimento o fim do processo de falência da última empresa que o administrou, a Playa de Madrid SA.

O complexo esportivo inclui sete piscinas (duas olímpicas), restaurante, esplanadas, 10 quadras de tênis, quatro quadras de paddle, mesas de piquenique e academia, entre outros serviços.

E a praia?

A praia artificial de Madri foi construída pelo arquiteto Manuel Muñoz Monasterio entre 1932 e 1935 na área de El Pardo, perto do atual Hipódromo de Zarzuela e na foz do Arroyo del Fresno. Além das instalações dedicadas ao banho no reservatório do rio, havia um complexo esportivo e de lazer que foi ampliado e modernizado anos depois.

Durante a Guerra Civil, o conjunto foi seriamente danificado, mas foi reconstruído em 1947. A área balnear sobreviveu mais alguns anos, mas acabou abandonada devido à contaminação do rio. “Era um verdadeiro ícone de Madri da época e um local de recreação para os cidadãos”;

Pouco resta daquela praia com areia e costa. Atualmente, a praia não existe mais como tal. Junto com a pandemia de covid-19, mais um lugar idílico no coração de Madri fecha as portas.


Curtiu o post? Comente, compartilhe, vou adorar saber sua opinião.
Primeira vez aqui? Conhece melhor o blogueiro, um apaixonado por Madri que compartilha ideias para você desbravar a cidade e o mundo cada cez mais. Pensando em visitar a cidade? Ofereço opções de hospedagem no centro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *