Qual a melhor época de ir aos Lençóis Maranhenses?

Em qualquer época do ano vale a pena visitar os Lençóis, já que a região — do tamanho da cidade de São Paulo — coberta por dunas, banhada pelo caudaloso Rio Preguiças, rodeada de verde e cuja saída é o mar, é um espetáculo faça chuva, faça sol.

Beleza em plenitude: dunas, lagoas, verde e mar dos Lençóis.
Beleza em plenitude: dunas, lagoas, verde e mar dos Lençóis.

O que faz o lugar ainda mais especial, entretanto, é o ecossistema único no mundo: areia e água, dunas e lagoas. E essa mescla tem a ver com o regime de chuvas de lá.

Mais: Veja a região dos Lençóis de vários ângulos

As chuvas no litoral oriental do Maranhão, onde estão os Lençóis, geralmente começam e fevereiro. A partir do final do mês, as lagoas vão se formando lentamente até maio, quando atingem seu maior volume. De junho a janeiro é período de estiagem na região, ocorrendo o movimento contrário, com as lagoas secando pouco a pouco. Em novembro elas atingem o nível mais baixo.

Mais: Lençóis podem ser destino barato

Mais: como chegar aos Lençóis Maranhenses vindo de São Luís

Mas é bom deixar claro, isso tudo depende do regime de chuva do ano, portanto, é sempre bom buscar informações com a administração do Parque Nacional  ou com o receptivo local.

Melhor época: do final de maio ao final de agosto

Captura de Tela 2016-03-21 às 14.00.21

Após o período chuvoso no litoral oriental do Maranhão, que chega a ter 4 meses de chuvas intensas, as lagoas e rios do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses estão com o nível de água máximo, proporcionando ao visitante a oportunidade de conhecer a imagem símbolo dos Lençóis Maranhenses: lagoas multicoloridas cercadas por dunas de areia branca.

 

Época razoável: do final de setembro ao começo de outubro / do final de fevereiro a final de abril

Captura de Tela 2016-03-21 às 14.00.54Conforme a estação seca vai se firmando, as lagoas secam com a ação do sol e do vento. Já não estão tão cheias, mas ainda há oportunidade de recreação linitada na água. As lagoas diminuem de tamanho e profundidade e aumenta a presença de algas e vegetação aquática. No início do período chuvoso as lagoas ficam com nível médio enquanto enchem, entretanto nesta época chove forte quase que diariamente.

Pior época: do começo de novembro ao final de janeiro

Captura de Tela 2016-03-21 às 14.01.04 No auge do ‘verão’, como é chamado o período de estiagem na região que vai de Junho a Janeiro, as lagoas e rios temporários estão secos ou com o nível baixo de água. As lagoas dão lugar às pastagens e várzeas, que se formam em cima do solo úmido que era o leito da lagoa. Neste período a recreação na água é possível apenas nas lagoas perenes, como a lagoa do Peixe e a lagoa da Esperança.

ps.: reforço o que disse no começo do texto: vale a pena ir em qualquer mês do ano, portanto, se tiver oportunidade, vá! Eu mesmo estive no final de fevereiro, quando começam as chuvas intensas e as lagoas estão apenas começando a encher, e garanto, vale muito a pena. Por outro lado, caso possa escolhar quando ir, junho é o melhor mês, principalmente se puder incluir alguns dias em São Luís, que festeja o São João durante todo o mês.

Serviço:

Parque Nacional dos Lençóis

Rua Principal, s/nº, Povoado Cantinho – Caixa Postal 202, Barreirinhas-MA // CEP: 65590-000

(98) 33491267 (Uso interno somente – VOIP 6836)

Email: pnlm@icmbio.gov.br

Fonte de informação: Instituto Chico Mendes

 

Mais Lençóis Maranhenses:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *