Moradores de locais turísticos mostram como não ser um viajante sem noção

Zona conhecida como Las Ramblas, onde há uma das maiores concentrações de gente em Barcelona, é uma das preferidas dos carteiristas
Las Ramblas, em Barcelona: passeio é conhecido por ter congestionamento de turistas, e irrita locais
O Andar Andar reproduz matéria do UOL sobre um tema que tem gnhado força, principalmente na Europa: como permitir a convivência pacífica entre locais e multidões de turistas que cada vez mais circulam pelo mundo? Algumas cidadades, como Barcelona e Veneza, já têm planos para limitar a quantidade de gente de fora que anda por suas ruas diariamente. O primeiro passo foi adotar a cobrança de uma taxa a ser paga por dia pelo forasteiro, cujo um dos objetivos é controlar melhor a quantidade de frequentadores do espaço urbano. 
A reportagem do UOL humaniza a questão ao dar voz aos moradores para que compartilhem suas queixas e dicas sobre os andantes de ocasião.
——————————————-

Já passou pela sua cabeça que, ao visitar um destino turístico, você pode estar incomodando muitos dos moradores locais?

Uma discussão realizada recentemente no site Reddit mostra que determinadas atitudes do viajante têm potencial para irritar (até demais) pessoas que vivem em lugares como Nova York, Londres, Veneza e Nova Orleans.

Um internauta postou a seguinte pergunta no Reddit: “pessoas que moram perto de locais turísticos: quais conselhos vocês dariam para viajantes que visitam suas cidades?”

A questão gerou mais de 1.200 comentários, alguns agressivos e outros bem úteis para quem planeja uma jornada ao exterior.

Getty Images

Em Nova York, tome cuidado para não ser atropelado por outros pedestres

Um dos participantes do fórum se mostrou indignado com turistas que atrapalham o frenético trânsito de pedestres na cidade de Nova York: “não consigo entender alguém que vê centenas de pessoas andando apressadamente em sua direção e, mesmo assim, resolve caminhar devagar e fica parando no meio da calçada para tirar selfies. Isso aqui [Nova York] não é um parque de diversões. Alguns de nós vivem e trabalham aqui. Acordem!”, esbravejou ele.

Outro nova-iorquino foi ainda mais enfático: “se você está na Grand Central [terminal ferroviário e metroviário que é um dos cartões-postais mais conhecidos da Big Apple], saia da frente”, escreveu ele, dando a entender que muitos turistas interrompem o fluxo dos passageiros ao admirar e fotografar a bela arquitetura do local.

Críticas parecidas foram feitas por moradores de Londres. “Se você não puder andar a mais 40 km/h, não vá para a Oxford Street [uma das mais movimentadas ruas comerciais da capital inglesa]”, exagerou um dos participantes, indicando que pessoas que andam devagar irão incomodar muitos transeuntes desta via. Outro aconselhou: “no metrô londrino, não pare do lado esquerdo da escada rolante. Você será ceifado por uma horda de gente”.

Getty Images

Um internauta italiano alertou: “não nade nos canais de Veneza”

Já da Itália, veio uma dica para os turistas que realmente podem ser classificados como “sem noção”: “muitos turistas não sabem, mas é proibido nadar nos canais de Veneza”, alertou um internauta que vive perto da famosa cidade das gôndolas.    

E voltando para os Estados Unidos, houve quem criticou o espírito boêmio das pessoas que visitam Nova Orleans: “minha cidade inteira é uma armadilha turística e não é todo o dia que temos [o festejo carnavalesco] Mardi Gras aqui”, disse um morador da animada cidade da Louisiana, provavelmente se referindo aos baladeiros que passam dia e noite fazendo farra nos bares do famoso bairro French Quarter. 

Dicas construtivas

Entretanto, no meio desta discussão do Reddit, é possível encontrar dicas mais construtivas para o turista. Um morador do Estado norte-americano do Arizona aconselhou: “se você for fazer uma trilha no Grand Canyon, leve muita água. É assustador ver gente fazendo caminhadas por mais de 10 quilômetros nesta área desértica e não levando a quantidade de água necessária”.

Um habitante da capital inglesa, por sua vez, avisou que o metrô de sua cidade pode ser insuportavelmente lotado em determinadas partes do dia: “acredite em mim: em dias úteis da semana, evite o metrô de Londres entre as 8 e as 10 da manhã e entre as 5 da tarde e as 7 da noite”. Outro londrino completou: “e não deixe sua mochila nas costas. Há muitos roubos nos vagões”.

REUTERS/Chris Helgren

Na Inglaterra, é bom não mexer com a guarda da família real britânica

Houve também um morador da terra da rainha Elizabeth 2ª que alertou: “não pare na frente da guarda real, ou tente tocar em algum de seus membros, quando eles estiverem marchando. Se você fizer isso, eles vão apontar o rifle para a sua cara e mandar você embora” (um vídeo de um turista que tentou fazer isso e se deu mal pode ser visto aqui). 

Se você estiver pensando em visitar as cataratas do Niágara, que ficam na fronteira dos Estados Unidos com o Canadá, é bom saber algumas coisinhas: “evite visitar as cataratas do lado dos Estados Unidos. Não há nada para fazer lá”, escreveu um internauta. “Prefira curtir o lugar do lado canadense, onde há parque aquático, cassinos e diversos bares”.

E surgiram até sugestões de vestimenta para quem visita San Francisco, na Califórnia: “mesmo durante o verão, carregue agasalhos ao visitar a Golden Gate e a prisão de Alcatraz”, disse um participante do fórum, indicando que costuma fazer frio nestas duas atrações turísticas.

E você? Tem dicas de comportamento para pessoas que pretendem fazer uma viagem a um destino turístico? Deixe suas sugestões na área de comentários da matéria. 

Getty Images

Cataratas do Niágara: bem mais legal do lado canadense

Aqui você pode ler o fórum origianl do Reddit

Widget not in any sidebars

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *