As 5 melhores tortilhas de batata de Madri

Cremosas, suculentas, líquidas, duras, com ou sem cebola: o mundo das tortilhas oferece possibilidades quase infinitas. O prato significa para os espanhóis o que a feijoada representa para os brasileiros: é o unificador da culinária do país. No caso da tortilha, uma espécie de omelete, feita com ovos e batatas fritas, a única diferença de um lugar para outro é a cebola, já que em alguns lugares da Espanha ela não é adicionada.

A tortilha talvez seja a rainha das tapas, um prato que se come aqui a qualquer hora do dia, em qualquer rincão das cidades. Embora a capital mundial da tortilha seja Bilbao, ao norte do país; em Madri, a capital nacional dos bares, elas são onipresentes. Aqui, aliás, há uma variante, conhecida por tortilha brava, que leva um tempero picante à base de páprica.

Os meus dois lugares preferidos que servem tortilha em Madri estão no bairro de Malasaña: Pez Tortilla (Calle del Pez, 36) –e em outros dois endereços na cidade–, e Bar San Onofre (Calle de San Onofre, 10). Mas acabo de ver que Mikel López Iturriaga, especialista em culinária do jornal do El País, o mais relevante da Espanha, acaba de publicar um post sobre as “Tortillas de patatas imprescindibles de Madrid”. Junto a minhas duas sugestões, compartilho as dicas de Mikel (Pez Tortilla nos une…). São elas:

1 – Pez Tortilla

O anúncio deles diz: “Uma filosofia de vida: boas vibrações. E também omeletes e croquetes. E mais de 70 cervejas de todo o mundo”. As tortilhas, que o dono diz serem uma mescla entre a receita de Bilbao e a madrilenha, são de fato suculentas, derretem na boca e merecem ser provadas por qualquer um que passe por Madri.

publicidade

2 – Casa Dani

No Mercado de la Paz, no coração do sofisticado Bairro de Salamanca, é cozinhada a tortilha que ganhou o último campeonato espanhol da modalidade. Como eles dizem “A melhor tortilha, tradicional e caseira”.

3- Taberna Pedraza

Um restaurante super tradicional da cidade que também serve uma das tortilhas mais famosas de Madri. Curiosidade: elas são numeradas.

4- Bodega de la Ardosa

Um dos 12 restaurantes centenários de Madri, é uma parada obrigatória para que quer viver a vibe da cidade. Gente em pé, jogando conversa fora e comendo algumas das melhores tapas da cidade num ambiente aconchegante e histórico.

5 – Bar Restaurante San Onofre

O lugar não é tão limpo nem bem decorado, mas o clientes que entram são tratados pelo nome neste bar “de toda la vida”. Eu adoro a tortilha do San Onofre, e recomendo para quem quer ter acesso a uma Madri saborosa, antiga e com muita identidade.

Abaixo os deixo com vídeo do Comidista, que inspirou o post:

Leia mais: um novo mapa ilustrado revela os 12 restaurantes e tabernas centenários da cidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *