Conheça a Rota das Emoções, uma das mais bonitas do Brasil

Para quem planeja viajar ao Lençóis Maranhenses, o aeroporto Marechal Cunha, em São Luís, costuma ser o ponto de partida, já que a capital mais perto das dunas. Da “Jamaica Brasileira” a Barreirinhas, chamada a capital dos Lençóis, são cerca de 250 km e 3h30 de viagem. Teresina, a 367 km e 6h de carro, costuma ser uma segunda opção para chegar ao autêntico ecossistema brasileiro.

Ilha de São luís

Para mim, chegar a São Luís, ou a Teresina, e passar algum(ns) dias em alguma das duas cidades antes de seguir viagem é a melhor opção para quem tem pouco tempo (3-5 dias) ou está com o orçamento um pouco mais apertado.

Mais: viajar aos Lençóis pode ser barato

Para quem tem ao menos uma semana e pode investir um pouco mais no passeio, garanto: vale a pena percorrer a “Rota das Emoções” uma dos mais bonitos trajetos organizados do Brasil, e que inclui, entre outras maravilhas, as dunas e as lagoas dos Lençóis Maranhenses. É um roteiro fascinante que conecta o Ceará, o Piauí e o Maranhão saindo de em Fortaleza e passadando por Jericoacara, pelo Delta do Parnaíba, pelos Lençóis Maranhenses e terminando em São Luís.

Jericoacara: locais e viajantes assistem o sol cair na Duna do Pôr do sol
Jericoacara: locais e viajantes assistem o sol cair na Duna do Pôr do Sol
1530528_1694441167480263_3624718934074109311_n
Delta do Parnaíba: em busca do mar
Lençóis, oásis brasileiro

Rota das emoções

Preparativos

Antes de começar a planejar a viagem aos Lençóis, nunca havia ouvido falar na “Rota das Emoções”.

O trajeto pode ser feito em dois sentidos, ou seja, de Fortaleza a São Luís — sentido que viajei –, ou da capital maranhense à do Ceará. Para desbravar a rota, há várias possibilidades: contratar agências, ir por conta própria em transporte público ou alugar um carro. O Ricardo Freire ensina no blog dele como curtir o roteiro da maneira mais econômica.

Nossa idéia inicial era começar o roteiro em São Luís, mas os vôos a Fortaleza partindo de Recife — onde eu estava — custavam menos da metade dos dos vôos de Recife ao Maranhão. Cotamos que o aluguel de um carro básico com ar-condicionado (Fiesta) por uma semana, para retirar e devolver em Fortaleza, custava cerca de R$ 700, ou R$ 100 por dia. Já se quiséssemos retirar em Fortaleza e entregar em São Luís, o valor subia para R$ 2100. A Localiza, como quase todas as agências, cobra uma sobretaxa fica mais cerca de R$ 1 por km rodado caso retirada e entrega sejam em locais diferentes — de Fortaleza a São Luís são 788 km.

Nossa solução: percorrer a Rota das Emoções saindo de Fortaleza e parando em Jericoacara, Parnaíba e por fim, nos Lençóis. Como tínhamos apenas uma semana, não seguimos a São Luís, parada que recomendo caso tenha ao menos 10 dias livres.

Apesar de o trajeto de volta até Fortaleza ser cansativo — quase 10h dirigindo — , considero que nosso roteiro funcionou muito bem. Primeiro porque alugar um carro significa ter mais liberdade em realizar a viagem a seu tempo; depois porque sair e voltar a Fortaleza nos rendeu uma economia de ao menos mil reais.

Detalhe animador: a estrada em geral está em ótimas condições, principalmente no Piauí, um tapete bem sinalizado. O curto trecho complicado de todo o percurso é quando logo depois da divida do Piauí com o Maranhão, onde por uns 30km há  buracos. Assim mesmo, recomendamos sempre dirigir com luz natural, não apenas pela segurança no asfalto como também minimizando chances de assalto que, pelo que soube, são raros na região.

A Viagem

Trecho 1, de Fortaleza a Jericoacara

Há duas possibilidades de chegar a Jericoacara patindo de Fortaleza: a primeira via BR-222, em péssimo estado, e a segunda, mais curta, pela ótima rodovia estadual CE-085. Escolhemos a segunda opção e trafegamos tranquilamente por uma estrada na qual um canteiro com duas faixas de cada lado dá bastante segurança. Imporatnte: cuidado com os pardais, ou sensores eletrônicos de velocidade, já que no caminho a Jericoaraca há no mínimo 20, alguns dos quais com pouca sinalização.

Quatro horas depois, chegamos a Jijoca, à beira da CE-085. De lá, um pouco mais até a Vila do Preá — a cerca de 20 minutos de Jijoca por uma estrada de terra batida, mais próximo de Jeriocacara. Em qualquer um dos dois lugares, a sugestão é parar seu carro em algum dos estacionamentos (R$ 5 por dia) e seguir viagem para Jericoacara em jardineira (caminhonete adaptada que lembra um pau de arara, R$ 20), bugre ou veículo 4×4. As trilhas entre Jijoca/Preá e Jericoacara são de areia fofa, dunas, pequenas lagoas, e não têm sinalização. É muito fácil atolar e se perder.

Jardineira, transporte comum em Jericoacara

Caso prefira chegar a Jeriocacara no seu carro, sugiro contratar um guia (R$ 50) para indicar o melhor caminho ou mesmo dirigir o veículo de Jijoca ou Preá até o destino final. Antes de seguir viagem, ele esvaziará os pneus e então partirá para a trilha sinuosa e bela de cerca de 20 minutos. É uma amostra do que está por vir.

Carros são proibidos de trafegar em Jericoacara, por isso o ponto final é num estacionamento público (R$ 10 por dia) na entrada da cidade. De lá, há transporte gratuito de ida e retorno a sua pousada/hotel.

Jericoacara

Jericoacoara é um dos destinos mais populares no Nordeste, e sobram motivos para isso. O sossego do lugar de difícil acesso e de sol o ano inteiro, cercado por um ambiente no qual dunas, mar, lagoas e mangues se integram bem com uma charmosa e rústica vila fazem de Jeri — como chamam os íntimos — um lugar místicoe  encantador. Em breve nosso guia de Jeri.

Pedra Furada, cartão postal de Jericoacara

Trecho 2: Jericoacara a Parnaíba

Para deixar Jericoacara rumo a Parnaíba, sugiro fazer o mesmo da vinda: contratar um guia/motorista para dirigir seu carro de Jericoacara a Preá/Jijoca. De lá, serão cerca de três horas a Parnaíba. A sugestão é partir logo cedo para aproveitar o dia desbravando a cidade piauiense.

Chegamos por volta de 12h, fizemos check-in no hotel e fomos em busca do famoso passeio de barco pelo delta do Parnaíba.

Parnaíba

Parnaíba é uma cidade média, charmosa e bem cuidada do interior do norte do Piauí, cujo maior atrativo é o delta do rio que dá nome a cidade. Em meio a mangues e florestas o rio corre sereno e, na maré cheia, pode-se testemunhar o espetáculo do encontro das águas do rio e do mar. No Delta, vi uma das paisagens mais bonitas da minha vida, sobre a qual contarei em outro post.

Dormimos em Parnaíba, e logo cedo seguimos viagem.

Trecho 3: Parnaíba a Paulino Neves

Nosso destino era Barreirinhas. Ao montar a rota de Paranaíba, soubemos que, para chegar lá, dava-se uma volta desnecessária volta que significaria cerca de 4h e meia de trajeto. Seguindo sugestão dos locais, fomos a uma cidade chamada Paulino Neves, distante 2h de Parnaíba.

Trecho 4: Paulino Neves a Barreirinhas

Chegando a Paulino Neves, é fácil encontrar transporte a Barrerinhas. A opção mais barata (R$ 20) e comum são as jardineiras — parecidas com as que vimos em Jeriocacara — que, espalhadas pela cidade, fazem o transporte em vários horários saindo de diferentes pontos da cidade. Estacionamos o carro na garagem do motorista que nos levaria, cujo ponto era ao lado da igrejinha da cidade.

Igreja Matriz: ponto de saída a Barreirinhas

A melhor maneira de encontrar uma jardineira com saída próxima é perguntar aos locais de onde e em que horário sai a seguinte. O percurso, desconfortável e divertido ao mesmo tempo, dura cerca de uma hora e meia. No caminho, sobem e descem homens, mulheres, crianças, famílias, uma animação só.

Caso preze por conforto e rapidez (1h), você pode tentar ir numa caminhonete 4×4 oferecida por alguma das agências também ao lado da igreja. Custa entre R$ 150 e R$ 200 para até 4 pessoas.

Barreirinhas

Barreirinhas é uma típica cidade do interior, onde a rua central concentra quase todo o comércio, os bancos, a igreja e a praça. Margeada pelo Rio Preguiças, come-se deliciosamente e barato na cidade que serve de base para desbravar os Lençóis. De Barreirinhas, todos os passeio aos Lençóis são feitos por agências, cujos veículos e os guias são os únicos que podem levar os turistas ao Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses.

Beira-rio: lugar para pareciar a natureza, comer bem e de saída de passeios

Trecho 5: Barreirinhas aos Lençóis Maranhenses

Em Barreirinhas, você encontrará várias agências de turismo oferecendo passeios aos Lençóis e ao entorno. Veja aqui alguns dos melhores.

Passeio pelo Rio Preguiças, um dos mais populares nos Lençóis

Trecho 6: Lençóis Maranhenses (Barreirinhas) a São Luís

Caso queira seguir viagem a São Luís — dos Lençóis voltamos a Fortaleza porque tínhamos apenas sete dias livres –, você deverá voltar a Barreirinhas — os recepcionistas das pousadas têm o contato de quem faz o transporte. De Barreirinhas a São Luís são quatro horas. Não fizemos este trajeto, que é bastante corriqueiro para quem vai aos Lençóis.

Trecho 7: Lençóis Maranhenses (Barreirinhas) a Fortaleza.

Como disse, tínhamos apenas uma semana de viagem, por isso voltamos de Barreirinhas a Fortaleza, onde devolveríamos o carro e pegaríamos nossos vôos de volta. Fizemos o mesmo caminho da vinda, num trajeto que durou 10h (650 km).

Trecho da rodovia MA-034, caminho de volta a Fortaleza

Dicas práticas para montar o roteiro

1- vôos a Fortaleza costumam ser mais baratos que vôos a São Luís, o que significa que Fortaleza pode ser melhor ponto de partida;

Mais: aprenda como achar os vôos mais baratos no melhor buscador de vôos do mundo

2- vôos chegando a um lugar e partindo de outro costumam ser mais caros que vôos com mesma origem e destino, o que significa que uma opção a se considerar é chegar e partir de Fortaleza;

Caso esteja pensando em alugar um carro, o que acho uma ótima escolha;

3- alugar um carro numa capital e entregá-lo em outra pode ser altamente custoso, o que reforça a opção anterior de chegar e voltar do mesmo local;

Mais Lençóis Maranhenses:

2 thoughts on “Conheça a Rota das Emoções, uma das mais bonitas do Brasil

• 14 de junho de 2016 em 18:04
    Permalink

Diogo, olá! Vcs fizeram a rota de carro convencional, foi isso? Estou querendo ir com o meu, mas a maioria do que se lê diz que é pra ir com carro traçado…

Resposta
    • 21 de junho de 2016 em 21:32
      Permalink

Olá Marina, tudo bem? Sim alugamos um carro em Fortaleza e entregamos de volta em Fortaleza. Isso porque alugar em Foryaleza e entregar em São Luís –nosa idéia inicial– representaria um custo extra R$ 900 reais no alugue –as locadoras cobram por quilômetro rodado se o local de entrega for diferente da tomada do veículo. Alugamos um Fiesta na Localiza, a cerca de R$ 100 por dia, e tudo saiu bem. A estrada em geral está em ótimo estado, principalmente no Pauí. Lembre-se somente que em alguns trechos você deverá estacionar o carro e tomar um transporte mais pujante, um 4×4, como para chegar a Jericoacara. Detalhamos nossa rota na página, espero que seja proveitosa para vocês. Aproveito para desejar ótima viagem.